sábado, 13 de abril de 2013

Ian Somerhalder (Damon Salvatore)


Ian Joseph Somerhalder (Covington, Louisiana dia 8 de Dezembro de 1978) é um ator e modelo americano. Ganhou grande fama após interpretar Boone Carlyle no aclamado seriado norte-americano Lost e na série The Vampire Diaries como Damon Salvatore. Também já participou de outras séries famosas como Smallville no papel de Adam Knight.

Somerhalder nasceu e foi criado em Covington, Louisiana, filho de Edna, uma massoterapeuta, e Robert Somerhalder, um empreiteiro de obras; eles se divorciaram quando Ian era jovem. Criado como católico, ele estudou na St. Paul's School, uma escola católica privada em Covington, onde praticou esportes.
Aos 10 anos Ian começou sua carreira como modelo, que o levou até Nova Iorque.
Alguns anos depois, quando surgiu a oportunidade de ir para a Europa e seguir com sua carreira de modelo, embarcou em duro trabalho, viajou e estudou em cidades como Paris, Milão e Londres, aonde fez publicidades para Dolce & Gabanna, Guess, Espirit, Versace, entre outras.
Aos 17 anos começou a estudar interpretação em Nova Iorque. Aos 19 se comprometeu com seu trabalho, atuando junto ao autor Willian Esper. Durante todo esse tempo, Ian atuou em Black and White de James Toback, e na televisão fez participação em um episódio da aclamada série da CBS: Now and Again.
No ano seguinte, protagonizou a série Juvenil da Warner Bros: Young Americans, fazendo papel de um estudante da Rawley Academy, Hamilton Fleming, um personagem complicado por se questionar sobre sua orientação sexual.
Estes trabalhos fizeram de Ian um ator com grande potencial, possibilitando que participasse de mais filmes como: Anatomy of a Hate Crime, Tempo de Recomeçar, Changing Hearts, Regras da Atração, Fearless, In Enemy Hands, The Old Man and the Studio e o curta Recess (como ator e produtor).
Também teve participações em várias séries americanas, como: CSI: Investigação Criminal, Law & Order: Special Victims Unit e CSI: Miami.
Em 2004 obteve maior destaque, sendo escolhido para terceira temporada da série Smallville, como Adam Knight.
Lost
Seu trabalho de maior sucesso até então, foi na aclamada série da ABC Lost, onde interpretou o personagem Boone Carlyle. Participou efetivamente da 1ª temporada, com participações na 2ª, 3ª e 6ª. Seu personagem era apaixonado pela irmã postiça Shannon (Maggie Grace), que o desprezava. Se aproximou de Locke, e juntos encontraram a escotilha e o bimotor nigeriano que acabou despencando com Boone dentro, causando sua morte.
Apesar da morte de seu personagem no vigésimo episódio da primeira temporada, Somerhalder voltou ao papel de Boone para mais sete episódios entre 2005 e 2010, incluindo o episódio final da série. Somerhalder foi o primeiro ator a ser escalado para um papel para a série e ironicamente o primeiro personagem a morrer.
Paralelo a Lost, Ian atuou nos filmes: TV: The Movie, Pulse (adaptação do filme japonês Kairo) no papel principal de Dexter, The Sensation of Sight, Marco Polo como o próprio Marco Polo, The Lost Samaritan, Os Invasores da Cidade Perdida, Wake, Fireball, Vingança Entre Assassinos e How to Make Love to a Woman.
Em 2007, Ian participou de 6 episódios da série Tell Me You Love Me como o personagem Nick que protagoniza uma cena de nudez com a atriz Michelle Borth.
The Vampire Diaries
Atualmente, interpreta o vampiro Damon Salvatore na série The Vampire Diaries da CW Television Network, que foi inspirada nos livros da escritora Lisa Jane Smith, nessa série ele atua como um dos personagens principais ao lado dos atores Nina Dobrev e Paul Wesley.
Em 2011, faz uma participação especial no videoclipe Слепая любовь (Slepaya Lubov/Blind Love), do cantor russo Dima Bilan com participação da cantora Yulia Krylova.
Para 2013, ele deve estrelar o filme Time Framed, ainda sem previsão de lançamento.
Ian é também um pequeno empresário, em sociedade com seus irmãos, possui uma pizzaria em Idaho.
Com seu irmão Bob Somerhalder, possui ainda uma loja de móveis recuperados chamada Built of Barnwood (Construído de Barnwood), aonde se constrói e vende peças de móveis.
Durante as filmagens de Young Americans em (2000) ele namorou a estilista Sarah Maleytestoy. Eles se separaram no segundo semestre de 2003.
Em janeiro de 2004, Ian conheceu Nicky Hilton (irmã da famosa Paris Hilton) Seis meses depois, eles se separaram.
Na Primavera de 2006, a revista americana Magazine informou que Ian estaria saindo com a atriz Maggie Grace , que interpretou Shannon Rutherford na série de TV Lost. Mas os atores não confirmaram esses rumores.
Em dezembro de 2006, Ian Somerhalder conheceu Meghan Auld, com quem teve um relacionamento.
Atualmente namora a atriz Nina Dobrev que interpreta Elena Gilbert e Katherine Pierce na série The Vampire Diaries.
Ian é um grande defensor dos direitos dos animais. possui muitos gatos, todos resgatados da rua. Seus gatos são considerados "suas crianças".
O ator foi agraciado com o Prêmio Wyler na Sociedade Humanitária dos Estados Unidos nos Genesis Awards em 24 de março de 2012, no Beverly Hilton Hotel.
[editar]Ian Somerhalder Foundation
A margem de sua carreira como ator e modelo, Ian Somerhalder fundou a ISFoundation (Ian Somerhalder Foundation), fundação que visa apoiar projetos que tenham impacto de forma positiva no mundo.
Na rede social Twitter, vem pedindo ajuda para realizar seu sonho de levantar fundos para a construção de um abrigo animal, a ISF Sanctuary , em suas palavras: "Para todos os animais que foram abandonados, maltratados e incompreendidos, animais especiais com doenças muito graves e que quase ninguém lhes dá uma segunda chance".



                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário